Projeto Alegria

Comecei no GiThub, juntamente com o Mark, um novo projeto chamado Alegria. A idéia é ser um Engine 2D para Java, completamente OpenSource, baseado na LWJGL.

Esse projeto vai ser tocado nas horas vagas, como um hobby. Ele tem o objetivo de servir de estudo e ao mesmo tempo de base para as minhas aulas de inteligência artificial e física pra jogos. Também pretendo desenvolver uns joguinhos com ele, por diversão (desde que encontre algum artista de bom coração).

E lógico, o conteúdo aprendido vai gradualmente virar tutoriais e artigos para o Ponto V!

Antes que perguntem:

1. Por que Java?

Primeiro, porque é uma linguagem que eu e o Mark gostamos. Somos membros ativos (tão ativos a ponto de sermos moderadores) do GUJ, um dos maiores fóruns de Java do Brasil. E, como somos os donos do projeto, foi uma escolha um tanto natural.

Segundo, pois é bastante produtivo programar em Java. Nada de dangling pointers e outros traumas do C++. Queríamos uma linguagem para nos divertir programando e sem muita escovação de bits.

E terceiro, porque é uma linguagem muito popular. Uma pena que não tenha sobrecarga de operadores, mas como integraremos o groovy, esse “detalhe” pode ser facilmente contornado.

1.1. Mas eu amo C ou C++, fico sem alternativa?

Não. Conheça os projetos Chien2D (em C) e GameSpaceLib 2.0 (C++). Ambos de pessoal fera da área e autores do Ponto V!

2. Vai ser free?

Sim, LGPL.

3. Quando terei um build para baixar e usar no meu projeto?

Não estamos prometendo prazos, nem datas, e nem que as primeiras versões serão estáveis e compatíveis entre si. Se déssemos esse tipo de promessa, a coisa viraria trabalho e não hobby.

Entretanto, iremos traçar alguns objetivos mais ousados num futuro próximo, até para o projeto não morrer de vez (como por exemplo, participar de algum Game Jam ou da SBGames com ele). A definição destes dependerá do calendário para o ano que vem.

4. Por que a LWJGL?

Acreditamos que não há motivos para não se utilizar o hardware da placa de vídeo hoje em dia. Jogos como Aquaria, Penumbra ou World of Goo, mais do que provam essa teoria. A OpenAL ainda fornece suporte a som 5.1 ambiental, o que torna a experiência de games mais rica.

5. Que versão da OpenGL será necessária para rodar o projeto?

Versão 2.0, ou até superior. E sim, iremos tentar dar um bom suporte à Shaders.

6. Por que 2D e não 3D?

Não queremos concorrer com a JMonkeyEngine, mas não descartamos a hipótese de brincar um pouco com três dimensões no futuro.

Bom, é isso. Aceito comentários, sugestões, etc…

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Sobre Vinícius Godoy

Leia a biografia completa aqui: http://pontov.com.br/site/index.php/colaboradores/54-vinigodoy
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7 respostas para Projeto Alegria

  1. Max disse:

    Delicia demais esta notícia, tanto para desenvolvedores de jogos quanto para nós programadores mesmo, porque passar a vida corrigindo ponteiro fujão num terreno aonde não precisaria é dose.

  2. markyhitchhiker disse:

    Acho que não falta nada a dizer.

    O projeto vai ser interessante e vai dar para aprender bastante coisa.

    Sei que vai levar bastante tempo para terminar, mas o resultado vai valer muito a pena, fora que programar jogos apenas como hobby vai ser divertido durante esse tempo.

    Esperamos com isso, ajudar a comunidade Java e de Gamers também, através dos artigos e do projeto OpenSource.

  3. Pingback: Projeto Alegria « Marky Vasconcelos Creative Solutions

  4. Danilo disse:

    Muito legal a iniciativa!

  5. stdio disse:

    Parabéns pela iniciativa. Onde podemos encontrar os night builds? Onde podemos encontrar os fontes para poder acompanhar a evolução, testar e contribuir?

  6. Public Author disse:

    ótima notícia!

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